
Educação
do/no campo
Por meio de uma parceria com Furnas Centrais Elétricas S. A., vamos custear a formação de professores e gestores escolares que já trabalham na Escola Municipal Orlando Paulino da Costa em uma metodologia que dialogue com a realidade do campo. Os professores, alunos e gestores escolares construirão ao longo do programa, uma série de proposições que visam elaborar uma nova pedagogia, a qual poderá, depois, ser replicada em outras escolas rurais da região. A equipe pedagógica irá implementar ao longo do período, em conjunto com a equipe da escola, novos métodos de ensino e atividades complementares de modo a ampliar o olhar dos alunos a partir de suas necessidades e potenciais. Ao final desse ciclo, a escola terá autonomia para continuar melhorando a pedagogia a cada ano e também contará com uma estrutura física reformada através de doações vindas da iniciativa privada visando atender as demandas estruturais apresentadas.
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Projeto Escola Orlando Paulino da Costa
O Projeto, "Educação do Campo - Transformando vidas", visa potencializar as práticas docentes e reafirmar o que já vem sendo feito nas escolas. Em consonância com a Educação do Campo, trata-se de uma construção dialógica e efetiva com as pessoas que de muitas formas estão conectadas à comunidade escolar nas áreas rurais. Algumas pedagogias nos orientam, em especial a pedagogia da alternância com destaque para os incisos abaixo do Art. 4o DECRETO Nº 7.352, DE 4 DE NOVEMBRO DE 2010 :
VI - formação inicial e continuada específica de professores que atendam às necessidades de funcionamento da escola do campo;
VII - formação específica de gestores e profissionais da educação que atendam às necessidades de funcionamento da escola do campo;
VIII - produção de recursos didáticos, pedagógicos, tecnológicos, culturais e literários que atendam às especificidades formativas das populações do campo;
“Numa concepção de alternância formativa, não é suficiente a aproximação ou a ligação de dois lugares com suas lógicas diferentes e contraditórias, ou seja, a escola e o trabalho. É necessária uma sinergia, uma integração, uma interpenetração rompendo com a dicotomia teoria e prática, abstrato e concreto, saberes formalizados e habilidades (saber – fazer), formação e produção, trabalho intelectual e trabalho físico (manual)”. João Batista Queiroz
ERER
Entendendo a importância e a necessidade da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) de acordo com as leis 10.639/03 e 11.645/08 e em atendimento a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, elegemos esse como um dos campos de atuação da Associação Mirante.

Educação das relações étnico-raciais
Oficina de bonecas Abayomi, ministrada por Daniela Rosa e realizada na Escola Municipal São Francisco de Assis na cidade de Cabo Verde-MG.




